Sejam bem vindos ao nosso novo modelo de Blog! Como havia dito antes blog não é imprensa é um diário pessoal, portanto, entrem e fiquem a vontade para folhear o meu diário, onde registro minha ótica sobre tudo o que acontece ao meu redor, é um prazer tê-los aqui. Espero que gostem da nova aparência do Blog do Diego Sousa!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Jornal O Imapcto já está nas ruas

Minha matéria deste primeiro mês no Jornal já está dando o que falar na cidade, confiram:

Santa Izabel, cidade sem oposição.
Um dos mais admiráveis princípios da democracia é o direito de discordar, de ser contrário ou favorável a algo, nossa cidade hoje faz parte da região metropolitana de Belém, além de ter mais de 50 mil habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) segundo o censo de 2010, possui 10 vereadores eleitos pelo nosso povo, mas que parecem ter esquecido quais são suas verdadeiras atribuições, que são: legislar, ou seja, propor leis, criação de CPIs, investigar irregularidades e Denunciar os abusos do poder executivo, porém nossos excelentíssimos não fazem outra coisa que não seja requerimentos, ora mais requerer também não é importante? Claro que é, o problema esta justamente em só requerer, vereador tem que propor,  viabilizar soluções, e quando elas não forem possíveis buscar mecanismos que as crie. Ainda na gestão do Vereador Tony Lisboa como Presidente da Câmara Municipal, Santa Izabel sediou um evento da Associação de Vereadores do Nordeste do Pará, uma ótima oportunidade para construir relações e buscar soluções coletivas para os problemas que enfrentamos aqui e que tenho certeza não são privilégios só nossos, mas pelo que percebo não foi aproveitada, pois até hoje não vejo nenhuma ação de efeito coletivo que nos tenha beneficiado.
 Há algum tempo atrás participava de uma sessão na Câmara quando se levantou o Vereador João Maria apresentando mais um dos tais requerimentos, neste o vereador dirigiu-se ao governo do estado, mais diretamente a pessoa da até então governadora Ana Júlia para pedir a construção de um hospital municipal, tinham mais ou menos 25 pessoas no plenário e muitas destas ficaram felizes com o requerimento do vereador que claro não deixava de ser importante, pois a cidade precisa mesmo de um hospital e com urgência, aí foi aquela festa, todos os vereadores presentes parabenizaram seu colega pelo requerimento e todos ficaram muito felizes, passados quase 2 anos desta seção não se tem notícia de nenhum hospital construído por essas bandas, na certa se houvesse ao menos um opositor naquela casa ele se levantaria e diria: “parabéns ao Vereador pelo requerimento, mas gostaria de propor que ao invés de pedir ao governo, nós vereadores de Santa Izabel propusemos ao prefeito que fizéssemos uma conversa, nós com o legislativo dos municípios da PA-140 e ele com os prefeitos destes, assim acredito que com uma proposta conjunta será muito mais fácil conseguir dialogar com o governo do estado, ou se o governo não nos atender proponho a criação de um consórcio entre os município para construirmos este hospital de referência com a colaboração de todos os que hoje são atendidos pela 2ª Regional de Saúde( Sespa) que são nove no total”.
Assim acredito que esta novela mexicana do hospital já teria encerrado com um capítulo muito feliz, onde as pessoas pudessem finalmente ter o seu direito a saúde que está lá na Constituição Federal atendido dignamente. Mais o dano de não ter oposição na câmara vai, além disso, por exemplo, porque ninguém cobrou do Prefeito Marió Kató a obra do Mercado Municipal que nunca termina? Seu mandato já está acabando e a obra até agora nada, porque as escolas de nosso município estão em condições tão precárias de funcionamento? Que o diga a Escola Doracy Leal, que não vê uma reforma geral faz tempo. Mais do que isso porque não se cobra do Prefeito os inúmeros parentes que exercem cargo de confiança na prefeitura, como um meio irmão e uma irmã sua que encabeçam secretárias do município, isso não é nepotismo? 
Fonte: Jornal o Impacto Izabelense 

0 comentários:

Postar um comentário