Sejam bem vindos ao nosso novo modelo de Blog! Como havia dito antes blog não é imprensa é um diário pessoal, portanto, entrem e fiquem a vontade para folhear o meu diário, onde registro minha ótica sobre tudo o que acontece ao meu redor, é um prazer tê-los aqui. Espero que gostem da nova aparência do Blog do Diego Sousa!

domingo, 27 de março de 2011

Mais um duelo de argumentos entre blogueiros!

No Brasil existe democracia ?


Estava lendo um artigo na internet que falava sobre democracia, este iniciava fazendo uma singela explicação do significa do tal sistema democrático, eis o conceito:
''Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões.''
Mas o que de fato me chamou a atenção foi o exemplo dado de democracia, se pensou em Brasil, acertou em cheio, citaram nossa pátria amada como exemplo, mais se é assim porque então você eu somos obrigados a votar? Votar é um direito é não dever, e direito se exerce por quem desejar.
E o que falar do direito a participação da vida política, se a educação de qualidade, cultura , formadores de ideologia e censo crítico ainda estam restrito a uma classe de poderio economico, isso sem falar nas informações que são monopolizadas, a Rede Globo e Revista Veja são exemplos do que falo, o que acaba deixando o cidadão mais suscetivel a manipulação.
O que temos a fazer é não encarar a democracia como um sistema consolidado, mais ainda em construção.

Comentário feito pelo blogueiro Bruno Marques sobre a matéria: No Brasil existe democracia?
1- Bruna, o conceito de democracia está incompleto, o que faz um país ser de fato democrático não é só o exercício dos direitos político, isso é apenas um aspecto, a democracia plena é aquela em que os cidadãos tem seus direitos respeitados e cumprem os seus deveres, neste sentido, ou seja, para responder a pergunta do título da postagem, eu entendo que NÃO, ainda falta muita coisa, mas depende mais da sociedade que dos governos, depende de nós exigirmos o cumprimento dos direitos que nos compete.
2- Não acredito mais de forma nenhuma em monopólio da comunicação, a internet, os blogs dinamitaram isso. Lembro-me do quão a Globo e a Veja foram desicivas para a derrota do Lula em 89 e 94, eles derrotaram o Lula não o Collor nem o FHC. Veja o que aconteceu agora em 2010, desde as eleições citadas, a Globo não era tão parcial numa disputa presidencial, lembre o caso da bolinha de papel que jogaram no Serra, se fosse lá atrás era arriscado o povo lixar a Dilma, mas na hora a blogsfera se pronunciou, e até joguinho do Serra sendo atingido por bolinha de papel na bancada do Jornal Nacional apareceu.
No dia da eleição após o resultado, as pessoas gritavam na rua do Rio de Janeiro: "Eu,eu,eu a Globo se fudeu!!". Isso seria inimaginável lá nos idos anos 90.


Comentário Dias Quentes: Caro amigo bloqueiro sou obrigada a discordar quando você diz que a democracia em sua plenitude depende mais da sociedade do que dos governos, cabe a nós exigirmos sim o cumprimento de nossos direitos como você bem disse, mas cabe a eles nos ouvirem e atenderem, quer um exemplo? Meu vizinho protocolou oito pedidos na prefeitura para colocarem um bico de luz no poste que fica no canto de sua residência, pois sem o mesmo parte da rua fica completamente escura, e até ontem ele ainda não havia sido atendido, detalhe ele cumpre todos os seus deveres de cidadão inclusive pagando seus impostos, posso citar outro exemplo, milhões de brasileiros, eu disse milhões e não um, se mobilizaram para terem o direito de votarem em políticos que tenham pelo menos a ficha limpa, e sabe o que aconteceu? O supremo retirou uma senadora ficha limpa de nosso estado e  entregou a vaga ao senhor Jader Barbalho.
Quanto ao monopólio da informação em nosso país, que você diz que a internet e os blogs dinamitaram, quero lhe colocar só um dado do IBGE do último ano : 41,7 % da população acima de 10 anos tem acesso a internet, ou seja, menos da metade da população brasileira tem acesso a rede mundial de computadores, e quanto de desse número de pessoas tem o hábito de ler blogs? E mais, 90% da população brasileira tem TV, fico me perguntando quantos destes dão boa noite ao William Bonnner.
Os blogs fazem parte de um processo importante da redemocratização  da informação, mas infelizmente ainda estamos longe de atingir grandes massas, como o faz a grande mídia, por exemplo na campanha eleitoral de 2010 a internet propagou sim o episódio da bolinha de papel jogada em  José Serra, mas não fosse o SBT divulgar as imagens não teria tido tanta repercussão.
 
E que vença o melhor ou a melhor.

0 comentários:

Postar um comentário