Sejam bem vindos ao nosso novo modelo de Blog! Como havia dito antes blog não é imprensa é um diário pessoal, portanto, entrem e fiquem a vontade para folhear o meu diário, onde registro minha ótica sobre tudo o que acontece ao meu redor, é um prazer tê-los aqui. Espero que gostem da nova aparência do Blog do Diego Sousa!

sábado, 19 de março de 2011

PARA FAZER JUSTIÇA ?

Espantei-me ao ver a  matéria com este título (só que sem a interrogação) logo cedo no Blog do meu amigo Bruno Marques, o susto foi causado pela veemente afirmação de que a prefeitura se moveu no sentido de evitar transtornos aos moradores da Aratanha com os alagamentos,  e que portanto a mesma teria sido injustiçada, pois bem, me pergunto porque este post traz o título PARA FAZER JUSTIÇA, contra quem ou a favor de quem se fará justiça através de uma conclusão equivocada?
 Estive no local antes de publicar aqui no blog a matéria falando sobre o assunto ( a segunda da série Nosso Meio Ambiente, publica no último dia 17), e além de fotografar conversei com vários moradores da área, o que me deu subsídios para construir os textos, na verdade meu intuito com a matéria foi de mostrar as consequências do soterramento do igarapé, e a denúncia de que a empresária Cida teria aterrado um trecho do rio, meu foco não foi debater a estruturação do bairro pra ver se suportaria uma cheia como aquela,  quando estive no local a Prefeitura só tinha dado as caras na segunda-feira bem depois da enchente que aconteceu no Sábado passado dia 12 de Março, as margens do igarapé não estavam do jeito da foto do Blog do Bruno elas estavam assim:
 

Reproduzo a  foto do igarapé tirada pelo blogueiro Bruno Marques após o alagamento.

Era assim que estavam as margens até quinta-feira quando a SEMMA(Secretaria Municipal de Meio Ambiente) enviou uma equipe pra "limpar" o igarapé, que mesmo depois de limpo não serve como parâmetro para dizer que a prefeitura fez a sua parte, pois mesmo "limpando" as margens eles estão agravando o problema que foi gerado justamente pelo desmatamento que eles próprios estão praticando. Outra Postagem de Bruno que me deixou preocupado foi a denominada "Tsuname na Aratanha, Onde?...", que pelo que percebi foi uma brincadeira do blogueiro que tal vez tenha tentado minimizar o que lá aconteceu, fiquei preocupado, pois quando conversei com os moradores eles me repassaram um cenário preocupante que não é digno de bricadeiras, mas de busca da resolução dos problemas, claro que não foi um desastre como no Japão, mas guardada as devidas proporções teve seu grau de relevância, ainda mais porque uma das casas que fica as margens ficou pelo meio de água e as pessoas tiveram que sair as pressas de lá, além de tudo tem uma bebê recém-nascida lá. Para que todos possam tirar suas próprias conclusões posto aqui dois videos amadores do alagamanto que foram filmados por um morador que não quis se identificar, assistam e julguem se o que aconteceu deve ser minimizado ou se estou certo em cobrar das autoridades providências ao invês de brincar com um fato tão lamentável. Aconselho o blogueiro Bruno a conversar com as pessoas da área para saber qual a opinião delas a respeito do assunto, pois tenho a mais absoluta certeza de que interado dos fatos ele com o bom censo que tem mudará de opinião. 

Video que mostra a casa de uma família sendo invadida pela água


Vídeo que mostra um carro tentando atravessar a rua tomada pela água do igarapé:

 

Tem mais vídeo no YouTube, procurem por Alagamento na Aratanha.

  

Aqui o link das matérias do Blog do Bruno Marques, as quais cito:


4 comentários:

Serginho disse...

Caro Diego, permita-me dizer que na realidade as postagens não deveriam ter sido nescessárias. Qualquer pessoa sabe que nesta época as chuvas são torrenciais ai no norte em especial em Belém, Sta. Izabel etc... Se as autoridades competentes do município realmente atuassem neste sentido a limpeza do igarapé teria sido realizada com antecedência,o fato de estar limpo agora não é motivo de aplausos, pelo contrário fortalece a tese de falta de visão e preocupação antecipada com a população e com o patrimônio público. Abraços.

DENIS BRAGA disse...

AMIGO BLOGUEIRO,ESTOU MUITO SATISFEITO COM SUA ATUAÇÃO EM NOSSO MUNCÍPIO DESMASCARANDO A REALIDADE QUE ESTÁ AÍ GRITANDO POR UM SOCORRO, E AGORA COM ESSA FERRAMENTA QUE TEMOS NAS MÃOS MUITAS COISAS IRÃO ACONTECER É SÓ ESPERAR QUE VERAS. UM ABRAÇO!

leda disse...

como sempreé muito facil tentar
amenizar os problemas depois que passa o sufoco e o desespero. É aqui nao é tsuname do
japao mais é algo grave, em que pessoas correm risco de doenças, além de ficarem esxpostas a animais silvestres, entao nao
podemos fechar os olhos para cada remendo que a prefeitura faz, como se fosse um favor, os moradores da aratanha pagam seus impostos para terem pelo menos um bairro com um minimo de estrutura.

Erisson Fanjás disse...

Parabéns blog! 

Vamos aos comentários .... Não podemos avaliar este problema pelo que vemos pela foto. Limpar as extremidades minimiza mas não resolve. Lembro que no governo do Simão chegaram ate a quebrar a ponte que passa entre o paredão e o outro lado que da acesso as proximidades do imperial. Eu estava lá ! Era um adolescente. Na hora da fúria encontraram ate um pedaço do trilho do trem. De nada adianta a limpar o igarapé aqui, quando o leito do seu curso continua sendo obstruído por lixo em virtude da omissão governo e pela falta da educação da população que joga o lixo em local inapropriado. Limpeza dessa que foi feita no igarapé e similar ao que acontece nas escolas, ou seja, pinta-se apenas a frente, sendo que as salas estão super lotadas, não há merenda e segurança .

Postar um comentário